FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO DIA DE CORPUS CHRISTI

DATA: 27/05/2021

Em 2021, as manifestações religiosas  presenciais estão restritas e seguindo protocolos de segurança devido à pandemia do coronavírus. No município de Januária, alguns feriados religiosos estão causando dúvidas em relação ao funcionamento do comércio, como é o caso da tradicional celebração católica de Corpus Christi (03 de junho de 2021). Afinal, como proceder neste período?

Corpus Crhisti é feriado nacional?

Enfatizamos que a celebração de Corpus Christi NÃO É UM FERIADO NACIONAL, mas considerado pelo Governo Federal como um ponto facultativo.

Assim, cabe aos estados e municípios se posicionarem/legislarem a respeito.

Corpus Cristhi é um feriado municipal?

O evento é tido como feriado em alguns municípios mineiros.

Em Januária o dia de Corpus Christi NÃO é um feriado municipal, mas o município tradicionalmente decreta o ponto facultativo no período.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Município, neste ano haverá ponto facultativo na quinta-feira, 03 de junho, dia de Corpus Christi. O ponto facultativo se estende na sexta-feira, dia 04 de junho.

O comércio pode funcionar no dia de Corpus Christi?

Em âmbito Federal e Estadual, as empresas podem funcionar normalmente, assim como em âmbito Municipal, se não for feriado, mesmo se decretado ponto facultativo.

Portanto, em Januária o comércio poderá funcionar normalmente.

Os bancos vão funcionar?

Não haverá funcionamento das agências bancárias na quinta-feira, 03 de junho, ficam adiados para sexta (4) todos os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências. Os terminais de autoatendimento, aplicativos de celular e internet permanecerão funcionando e oferecendo os serviços de forma usual, como já ocorre em outros feriados bancários. Na sexta-feira, os bancos voltam a funcionar em horário normal.